Por que escolher o Pilates Clínico, como alternativa, para aliviar a sua dor?

Porque Pilates Clínico é um sistema de treinamento corporal muito completo, onde o fisioterapeuta irá adaptar (facilitar) ou variar (desafiar) os exercícios de acordo com seu diagnóstico, com a sua dor, com a sua possibilidade e/ou com o seu objetivo. Por isso é destinado a públicos diferenciados como: gestantes, crianças, terceira idade, pessoas com limitações de qualquer tipo, desde encurtamentos musculares generalizados, desvios posturais responsáveis por dores físicas, até a presença de diagnósticos ortopédicos e neurológicos.

Outro público diferenciado muito bem atendido pelo Pilates Clínico são os atletas, que visam ganhar performance e/ou prevenir lesões, assim como a recuperação da simetria muscular em casos de esportes onde um lado do corpo é mais solicitado do que outro. Temos como por exemplo: futebol, judô, tênis, vôlei e vários outros.

O PILATES é um método que trabalha diretamente o alinhamento corporal, alongamento e fortalecimento muscular. A respiração tem fundamental importância para potencializar os resultados musculares, tendo como foco o diafragma.

Vários grupos musculares são trabalhados simultaneamente, utilizando-se movimentos suaves e contínuos, sem impacto e com muita consciência corporal. Com essa proposta oferece ao corpo uma possibilidade de alinhamento e reequilíbrio das cadeias musculares. 

O paciente ainda desenvolve outras importantes habilidades como coordenação e equilíbrio, estimulando assim muitas adaptações neurais, que com o decorrer da idade, infelizmente, vamos perdendo.

Essa nova organização do corpo, juntamente com o trabalho respiratório, trabalho de fáscias musculares e normalização das pressões internas das cavidades corporais trará mais saúde, qualidade de movimento, agindo como uma excelente opção de tratamento, seja tanto a nível de reabilitação , como a nível de prevenção.

Saiba mais…..

O método foi criado pelo alemão Joseph Pilates, em meados de 1920, até então denominado por ele como Contrologia. Possui base forte em movimentos da Ioga e artes marciais, realizados no solo ou em equipamentos exclusivos. O método visa o completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde do praticante da técnica.

Pilates Solo ou Mat Pilates : é uma modalidade do Método realizada no chão, nas mais diversas posturas, e que se caracteriza pela utilização do próprio corpo e acessórios, oferecendo uma variedade muito grande de desafios ao praticante, trabalhando o corpo por completo.

Princípios do Pilates

  • Concentração – o objetivo desse princípio é a total concentração no movimento que está sendo realizado para garantir que este seja desenvolvido com a maior eficácia possível;
  • Controle – o controle do movimento visa um padrão suave e harmônico durante o exercício proposto, visando aprimorar a coordenação motora e evitando contrações musculares desnecessárias;
  • Precisão – ele é fundamental para a qualidade do movimento e realinhamento postural, trazendo um reequilíbrio muscular e novas percepções de contrações musculares, muitas vezes, até então imperceptíveis;
  • Centro – mais conhecido como Power House. É o foco de todos os exercícios do método, pois o fortalecimento desta musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento com menor gasto energético aos movimentos;
  • Respiração – o método enfatiza a respiração e é o fator primordial no início do movimento, e precisa sempre estar sincronizada com a realização dos movimentos;
  • Fluidez – o objetivo desse princípio é dar leveza ao exercício, com movimentos controlados para que não ocorra impacto no começo nem no final de nenhum exercício.

 “A mente, quando contida em um corpo saudável, possui um  sentido glorioso de energia” J.H. Pilates